Fase 1: Parte 2 – Análise de Utilizadores e Tarefas

Problema

O problema da casa inteligente consiste em desenvolvimento do software, no nosso caso o interface necessário para o mesmo oferecer o controlo remoto e local sobre a casa. Esse controlo consiste principalmente em modificar o estado corrente dos dispositivos electricos, electronicos, luminosidade, termostatos, sensores de fogo, vidros, movimentos (em caso de intrusão), equipamentos tipo maquina lavar roupa, loiça, secagem de roupa, aspiradores inteligentes , dispositivos de entretenimento como TV, sistemas Hi-Fi ou computadores. Os sensores recolherão a informação necessária que será posteriormente apresentada ao utilizador através de uma interface da página WEB. Assim o utilizador poderá controlar e visualizar o estado da sua casa atráves de um computador, tablet ou até mesmo um telemovel com ligação à internet.
O sistema é destinado aos habitantes da casa, sendo esses divididos em grupos com determinadas permissões e restrições.

Utilizadores

Decidimos dividir os utilizadores em três grupos:

  • Jovens;
  • Adultos;
  • Terceira idade;

Assim apresentamos a seguinte tabela-descrição dos utilizadores:

Tarefas

  • Armar sistema de segurança: Esta tarefa tem como objectivo activar o sistema de segurança da casa de modo a que seja accionado caso ocorra algum evento que permita a entrada não autorizada na mesma (por exemplo vidro partido). Dada a delicadeza desse sistema, o mesmo só pode ser activado por alguns utilizadores da casa mediante a inserção de um código secreto, sendo o conhecimento deste um prerequisito. Após essa inserção, um temporizador entra em funcionamento, findo o qual se não estiverem reunidas todas as condições de segurança (como uma porta aberta) o alarme dispara. Caso utilizador insira um código errado, o sistema não fica activo e pede de novo a inserção do código. A tarefa é executada diariamente, podendo haver mais que uma execução. Não existem restrições temporais, pois poderão haver várias visitas do utilizador à sua casa.
  • Subir / descer estore: Pode ser executada por qualquer membro da casa e possibilita o controlo de um determinado estore. Esta tarefa só não pode ser executada quando se quiser descer o estore quando o mesmo já está completamente descido, ou o caso equivalente quando está completamente levantado ou, na pior das hipóteses quando existe algum obstáculo ou anomalia que impeça o movimento do estore. Ao seleccionar esta tarefa são activadas as subtarefas respectivas como a activação dos motores necessários ao procedimento de subida ou descida dos estores. Caso estiverem completamente abertas ou fechadas, não irá acontecer nada e o utilizador irá ser notificado o que se passou. A tarefa é executada diariamente, podendo haver mais que uma execução por vários membros da casa. Não existem restrições temporais.
  • Abrir portões:Um dos pré-requisitos desta tarefa é o utilizador ser autorizado pelo sistema. Permite que remotamente se abram os portões automáticos (por exemplo para um automóvel entrar nas limitações da casa). Relativamente às excepções podemos encontrar as seguintes:
    • Portões previamente abertos: o utilizador irá receber uma notificação;
    • Utilizador não autorizado: o sistema impede a abertura pelo utilizador;

    A tarefa é executada diariamente, podendo haver mais que uma execução. Não existem restrições temporais, pois o utilizador poderá chegar a qualquer hora a casa.

Cenários

  • Saída de casa para férias: O utilizador irá sair para uma semana de férias. Durante este período de tempo, a casa não necessita de consumir a energia habitual (dispendida por exemplo em equipamentos em standby), sendo apenas necessária uma percentagem mínima para manter o sistema operacional.
    A casa é então instruída para descer todos os estores, entrar em poupança energética e abrir os portões automáticos para sair com o carro. Antes de sair, o utilizador insere o código para armar o sistema de segurança finalizando, já fora das imediações com o comando para fechar os portões automáticos.
  • Chegar a casa com ela fresca: Está um dia de calor intenso. O utilizador irá chegar dentro de algumas horas a casa que neste momento está com uma temperatura elevada devido à alta temperatura exterior. Após saber esta desagradável informação pelo termostato, o utilizador programa o sistema de climatização da casa para iniciar uns minutos antes da hora que prevê chegar a casa de modo a que possa chegar ao seu lar com ele a uma temperatura bem mais agradável que a exterior;
  • Vaso impede que estore desça: O utilizador invoca o comando para descer o estore do seu quarto. No entanto, não saber que a sua mulher tinha deixado um vaso com plantas no parapeito da janela, o que representa um obstáculo que impede a realização da tarefa…
    Os motores do estore começam a descer o mesmo até que o sensor detecta o obstáculo no seu caminho, pára a descida e informa o utilizador da impossibilidade de realizar a tarefa;